Para enviar e receber e-mails no Microsoft Outlook 97
Como ler seu e-mail
Para verificar se alguma nova mensagem chegou para você, basta pressionar a tecla F5 de seu teclado, ou usar a opção "Procurar por novas mensagens" no menu "Ferramentas". De qualquer forma, toda vez que você entra no Outlook 97, ele verifica se você recebeu alguma nova mensagem. As mensagens (se houver) serão trazidas para a pasta "Caixa de entrada". Nesse momento, o programa também envia mensagens que você tenha escrito anteriormente e eventualmente ainda não tenham sido enviadas (ficaram na "Caixa de saída" aguardando o comando enviar). A tela do Outlook 97 possui uma barra à esquerda, que mostra seus principais itens. Ela possui três botões principais: "Outlook", "Correio" e "Outros". Cada um deles abre uma seção na barra do Outlook 97. Toda vez que o programa é chamado, automaticamente o botão "Outlook" é selecionado. |
No momento, o que nos interessa é o botão "Correio". Quando clicado, ele exibe as pastas de correio eletrônico que existem no momento. Para ver o conteúdo de cada pasta, basta clicar sobre seu nome. Quando isso é feito, a parte da tela à direita da barra passa a exibir a lista das mensagens daquela pasta, trazendo informações como o nome do remetente, o assunto da mensagem e a data de chegada.
As mensagens normalmente aparecem por ordem de chegada, as mais recentes no alto da lista. Você também pode ordenar as mensagens por outros itens, como nome do remetente. Basta clicar sobre o título da coluna em questão. Se clicar novamente, alterna entre a ordem crescente e decrescente. A coluna que estiver ordenando as mensagens é indicada por um pequeno triângulo em seu cabeçalho.
As mensagens ainda não lidas aparecem na lista em negrito. Para ler uma mensagem, clique duas vezes sobre ela na lista de mensagens.
A presença de um clipe à esquerda do remetente na lista indica que existe pelo menos um arquivo anexado ao e-mail. Diferentemente do Outlook Express, o Outlook 97 não é capaz de exibir arquivos anexados automaticamente, apenas mostrando um ícone que indica sua presença. Para ver o arquivo anexado, clique duas vezes sobre seu ícone. Se preferir gravá-lo em disco, clique com o botão direito sobre o ícone e escolha a opção "Salvar como".
Para apagar uma mensagem no Outlook 97:
Clique sobre a mensagem a ser apagada na lista e depois na tecla "Delete" do teclado ou o botão "Excluir" na barra de botões (representado por um X). Isso não apaga completamente a mensagem, que é apenas movida para a pasta "Itens excluídos". Se quiser apagar definitivamente a mensagem, precisa repetir a operação nessa pasta.
Como enviar e-mail
1- Clique no primeiro botão "Nova mensagem eletrônica". Isso abrirá uma tela de mensagem em branco, como a exibida abaixo.
2- Na janela que aparece, preencha o campo "Para" com o endereço eletrônico da pessoa para quem você quer enviar o e-mail (por exemplo, joaosilva@ufg.com.br ).
3- Você pode enviar o mesmo e-mail para várias pessoas de uma só vez. Basta colocar vários endereços no campo "Para", separados por vírgulas.
Outra forma de se fazer isso é colocar outros endereços no campo "Cc" (cópia carbono). Na prática, não há muita diferença entre o primeiro e o segundo método, servindo apenas para hierarquizar os destinatários.
4- Há uma terceira forma de se enviar cópias da mensagem, escrevendo os endereços no campo "Cco:" (cópia carbono oculta). A diferença nesse caso é que a mensagem é enviada normalmente para os destinatários "Cco:", mas ninguém (nem mesmo eles) ficará sabendo que essas cópias foram enviadas. Se o campo "Cco:" não estiver aparecendo, vá ao menu "Exibir" e selecione "Campo Cco".
5- O campo "Assunto" serve para se escrever uma breve descrição da mensagem. A idéia é que o destinatário saiba de que se trata a mensagem sem ter que abri-la para isso.

6- A última etapa é escrever a mensagem no espaço reservado para isso, o grande campo em branco que ocupa a maior parte da janela. Com os botões e os menus dessa janela, você pode formatar a mensagem como se estivesse em um processador de textos. O problema é que, se o destinatário usar um programa antigo para ler seus e-mails, ele não só não verá esses recursos visuais como também corre o risco de receber muitos comandos estranhos junto ao texto (acentos, cedilhas e hífens podem não ser reconhecidos por esse programa e aparecer como caracteres estranhos). Quando a mensagem estiver pronta, basta pressionar o botão "Enviar", que fica no alto, à esquerda, da janela.
Como anexar arquivos ao e-mail
Para enviar arquivos anexados ao e-mail ("attachments") -que podem ser imagens, programas etc.:
1- Pressione sobre o botão com o ícone de um clipe ("Inserir arquivo") na barra de botões da janela em que se está escrevendo o e-mail. O programa abre então uma caixa de diálogo semelhante àquelas que surgem quando você está abrindo um arquivo em qualquer programa.
2- Encontre o arquivo desejado no disco e dê um duplo clique sobre ele.
3- Você pode anexar quantos arquivos quiser em um único e-mail. Repita os procedimentos acima para cada arquivo a ser anexado.
4- Quando enviar a mensagem, os arquivos irão juntos. Atenção: enviar arquivos pode ser muitíssimo mais demorado do que enviar um e-mail simples, dependendo de seu tamanho. Um arquivo de 500 KBytes, por exemplo, demora em média 20 minutos para ser enviado (e outro tanto depois para ser recebido pelo destinatário).
Como ler e-mails de várias contas
O Outlook 97 não permite que você leia e-mails de diversas contas simultaneamente. Mas isso não impede que várias pessoas que usem o mesmo computador o use para ler seus e-mails sem perturbar os outros.
Para isso, você precisa criar perfis de usuário no Windows:
1- Na barra de tarefas do Windows, selecione a opção "Configurações" e depois "Painel de controle". Você verá uma janela como a abaixo. 2- Selecione a opção "Usuários". Na tela que se segue, você verá uma lista de todos os perfis já existentes. 3- Clique no botão "Novo usuário" e depois em "Avançar". 4- Na tela seguinte, digite o nome de acesso que o novo usuário terá no Windows. Pode ser o mesmo de seu e-mail (por exemplo "joaosilva"). Clique em "Avançar". 5- Digite a senha duas vezes e clique em "Avançar". 6- Marque então todas as opções da próxima tela e escolha "Criar novos itens para economizar espaço em disco". Assim os dados de um usuário não se misturarão com os de outros. 7- Clique em "Concluir" para criar o novo perfil. 8- Reinicie o Windows e digite o nome de acesso e a senha do novo usuário. Entre no Outlook 97 novamente. O programa deve perguntar os dados de sua conta de correio eletrônico, como nome completo (por exemplo, João Silva), endereço de correio eletrônico (por exemplo, joaosilva@ufg.com.br), servidor do Internet mail (pop3.ufg.com.br), nome da conta (por exemplo, joaosilva) e senha. |
9- Para verificar se tudo está correto ou se quiser alterar alguma informação, vá para o menu "Ferramentas" e escolha "Serviços". 10- Selecione então "Internet mail" e clique no botão propriedades. Com esse procedimento, nenhuma das alterações que um usuário fizer em sua conta no Outlook 97 interferirá nos dados das contas de outros usuários. Pronto, sua nova conta já está configurada para receber mensagens, que serão trazidas automaticamente na próxima vez que você abrir o Outlook 97, pressionar a tecla F5 de seu teclado, ou usar a opção "Procurar por novas mensagens" no menu "Ferramentas". |
Como criar novas pastas de mensagens
Você pode criar outras pastas para organizar melhor seus e-mails no Outlook 97, além das tradicionais "Caixa de entrada", "Mensagens enviadas", "Caixa de saída" e "Mensagens excluídas".
Para fazer isso:
1- Clique sobre o pequeno triângulo que fica à direita do botão de criar nova mensagem eletrônica (o primeiro da barra de botões) e escolher "Pasta". O programa perguntará então o nome da nova pasta.
2- Confira, na lista abaixo do campo do nome, se ele está indicando corretamente a pasta que acomodará a nova.
3- Deixe o conteúdo da pasta como "Itens de Correio".
4- Se quiser que um ícone representando essa pasta apareça na barra do Outlook 97, marque a caixa onde se lê "Criar um atalho para essa pasta na barra do Outlook".
5- Clique "Ok" para concluir o processo.
Para enviar e receber e-mails no Microsoft Outlook 2000
Para criar um perfil no Microsoft Outlook 2000, por gentileza, siga os procedimentos abaixo:
1- Inicie seu Microsoft Outlook 2000 e clique em "Ferramentas" / "Opções";
2- Selecione a guia "Entrega de correio" e clique em "Reconfigurar suporte a correio";
3- Marque a opção "Corporações ou grupos de trabalho" e em seguida reinicie o programa;
4- Será exibida uma janela com o título "Escolher perfil" onde você deverá clicar no botão "Novo";
5- Marque o item "Correio eletrônico da Internet" e clique em "Avançar";
6- Escolha um nome para o seu perfil e clique novamente em "Avançar";
7- Vá em "Configurar conta de correio eletrônico" e preencha os campos conforme abaixo:
7.1- Selecione a guia "Geral" e verifique os campos abaixo:
- "Nome": Nome do assinante da conta de correio
- "Organização": Nome da empresa do assinante (Facultativo)
- "E-mail": E-mail do assinante ( usuario@orgão.ufg.br )
- "E-mail de resposta": Preencha se desejar que a resposta vá para um endereço diferente (Facultativo)
7.2- Selecione a guia "Servidores" e verifique os seguintes dados:
- "Mensagens Enviadas (SMTP)": orgao.ufg.br (ex.: fchf.ufg.br)
- "Mensagens Recebidas (POP3)": orgao.ufg.br (ex.: fchf.ufg.br)
- "Efetuar Logon Usando"
- "Nome da Conta": seu login (seu email sem @orgao.ufg.br )
- "Senha": sua senha de acesso (Facultativo)
Obs: Não habilite os itens "Efetuar logon usando autenticação de senha segura" e "Meu servidor requer autenticação".
7.3- Selecione a guia "Conexão" e habilite a opção "Conectar utilizando a discagem do Internet Explorer ou de Terceiros".
7.4- Na guia "Avançado" verifique os itens:
- Mensagens enviadas (SMTP) - 25
- Mensagens Recebidas (POP3) - 110
- Desabilite a opção "Este servidor requer autenticação de senha segura (SSL)." dos servidores POP3 e SMTP.
7.5- Clique em "OK" e em seguida, feche e abra novamente o programa e tente receber seus e-mails.
Para enviar e receber e-mails no Microsoft Outlook XP
Para configurar o seu MS Outlook 2002 que acompanha o Office XP, siga os procedimentos abaixo:
1. Clicar no botão "Iniciar"/"Configurações"/"Painel de Controle";
2. Abrir o item "Correio" e clicar no botão "Contas de E-mail";
3. No item "E-mail", habilitar a opção "Adicionar uma nova conta de E-mail";
4. Clicar no botão "Avançar" e habilitar a opção "POP3";
5. Clicar no botão "Avançar" e preencher os seguintes campos:
* Em "Informações do usuário":
- "Nome": com o seu nome
- "Endereço de E-mail": usuario@orgao.ufg.br
* Em "Informações do Servidor":
-"Servidor de E-mail de entrada (POP3): orgao.ufg.br (ex.: se o seu e-mail é joao@ufgnet.ufg.br , o servidor POP3 será ufgnet.ufg.br)
-"Servidor de E-mail de saída (SMTP): orgao.ufg.br (ex.: se o seu e-mail é joao@ufgnet.ufg.br , o servidor SMTP será ufgnet.ufg.br)
* Em "Informações de logon":
-"Nome de usuário": usuario sem @orgao.ufg.br )
-"Senha": (preenchimento facultativo)
-"Lembrar senha": (facultativo)
6. Clicar no botão "Mais configurações";
7. Na guia "Geral" preencher os campos abaixo:
-"Conta de E-mail": seu nome ou o da conta
-"Organização": (facultativo)
-"E-mail de resposta": (facultativo)
8. Na guia "Conexão", habilitar "Conectar usando minha rede local (LAN)" (se estiver em rede). Habilitar "Conectar usando a linha telefônica" (se estiver com conexão discada);
9. Em "Modem" escolher a conexão e clicar no botão "Ok"/"Concluir".