Olimpíada de Informática, seis goianos conquistam medalhas

Por Pedro Souza. Em 15/04/20 16:41. Atualizada em 25/01/12 17:37.
Seis alunos de Goiás receberam medalhas da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) deste ano.

Olimpíada de Informática
Seis goianos conquistam medalhas

 

Seis alunos de Goiás receberam medalhas da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) deste ano, cujos resultados foram divulgados na semana passada. Cerca de 15 mil estudantes participaram da OBI 2011, sendo que 50 foram escolhidos os melhores do Brasil - os seis goianos fazem parte desse grupo.

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição que visa despertar nos jovens o interesse pela Ciência da Computação e pela Ciência em geral. É realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Computação e segue os moldes de outras olimpíadas científicas como as de Matemática, Física e Astronomia. Somente professores podem fazer a inscrição de sua escola ou instituição na OBI. A OBI promove a introdução de disciplinas de lógica e programação de computadores, sendo voltada para alunos do ensino médio e fundamental.

O Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) oferece um programa de treinamento para alunos dos ensinos médio e fundamental, com o objetivo de aumentar suas chances na competição. Esse programa de treinamento é oferecido anualmente e a seleção é realizada com ajuda dos professores das escolas interessadas.

No último treinamento foram feitas 500 inscrições de alunos de diferentes escolas públicas e privadas de Goiás. Foram selecionados 70 alunos, que receberam o treinamento no INF/UFG.


Programação

Os 50 escolhidos como os melhores do Brasil receberam como prêmio um curso de programação, com todas as despesas pagas, que começou a ser realizado ontem e continua até o dia 16, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

Os goianos medalhistas da competição são os seguintes: Glauco Buarque da Silva (4º lugar em programação); Lucas Emílio Mendes Ferreira (8° lugar em programação); Felipe Carvalho Lima (9° lugar em lógica); Luiz Gustavo Zacarias Bizinoto (59° lugar em lógica); Anne Caroline Lucas Brandelero (96° lugar em lógica) e Eduarda Vieira do Nascimento Morais (112° lugar em lógica).

Fonte: O Popular